Como fazer um roteiro de viagem

Oiee, blog!!

Hoje vamos falar sobre um dos assuntos mais importantes ao planejar uma viagem – e confesso ser uma das partes que mais gosto! – o roteiro de viagem.

Como fazer um roteiro que te ajude e facilite a sua programação durante a viagem? Nesse post vou trazer alguns pontos que levo em consideração ao fazer os meus próprios roteiros e que me ajudam a organizar uma viagem. Seja sua viagem para onde for, espero que este passo a passo te ajude a organizá-la melhor.

O GOOGLE É O SEU MELHOR AMIGO

Exatamente isso! Tenha em mente que antes de programar uma viagem você precisará pesquisar sobre o destino, e por isso, não me canso de dizer: o Google é o seu melhor amigo!

A primeira coisa que você deve pensar ao organizar a sua viagem é definir a data em que ela ocorrerá, sua duração e qual será o seu destino. Se você já tem a data escolhida e inalterável por causa de uma férias, por exemplo, já podemos passar para o próximo passo. Caso você tenha mais flexibilidade com datas para a viagem, recomendo pesquisar sobre o destino para saber como ele é em cada época do ano, e escolhê-la de acordo com o que mais te agrada, ou escolher o destino de acordo com a data que pretende viajar, por exemplo.

Após ter a data e o destino definidos, passamos para o próximo passo, pesquisar o máximo de informações sobre o local escolhido, e é aí que o Google entra mais uma vez como o seu aliado, procure sobre tudo que tem curiosidade e dúvidas.

Ao pesquisar mais sobre o seu destino, encontrará diversos blogs, canais no youtube e até mesmo redes sociais de viajantes que têm o objetivo de facilitar o planejamento de sua viagem e que compartilham mais sobre o destino que você pretende ir, o que costumo fazer é aproveitar todo o conteúdo disponível desses criadores (coloque o Além do Mapa nessa lista rs) e entender um pouco mais sobre algumas especificidades do meu destino, como: documentos que necessários para a viagem, onde ficar, aluguel de carro, onde comer e o que fazer.

Depois de entender mais sobre o destino e anotar o que pretende fazer, está na hora de colocar o planejamento no papel e organizar como será o dia a dia da sua viagem.

ENTENDA O PERFIL DA SUA VIAGEM

Após ter definido o período da viagem e ter pesquisado sobre o destino, você precisa entender o perfil da sua viagem, ou seja, será uma viagem sozinho? De casal? Uma viagem com crianças? Com a turma? Qual o objetivo dos viajantes? Descansar? Conhecer mais sobre a gastronomia? Os pontos turísticos? Tudo isso deve ser levado em consideração!

Com essas questões em mente, está na hora de colocar tudo no papel ou, como eu faço, no Excel. Isso permite o compartilhamento do arquivo, para que todos do grupo consigam ter acesso.

O que normalmente faço, e por dar muito certo indico vocês fazerem também, é criar uma tabela com os dias de viagem e já escrever nela tudo o que tem horário e dia definido/fixo, como por exemplo, chegada do voo, check-in no hotel/airbnb, algum restaurante já reservado, ou algum passeio já comprado e marcado.

Depois disso, anoto tudo que ainda quero colocar no roteiro, e encaixar de acordo com a disponibilidade de tempo, considerando a proximidade dos pontos e os períodos de descanso que pretendo ter.

Para facilitar o entendimento sobre a localização dos lugares que você pretende ir, indico o uso do aplicativo do próprio Google Maps (clique aqui para ter acesso) no qual você consegue identificar o endereço dos lugares que deseja comparando as distâncias e tempo estimado entre eles, com a possibilidade de selecionar diversas formas de locomoção, conforme foto abaixo.

Aplicativo Google Maps: distância, de carro, entre Magic Kingdom e hotel.

Ainda com o próprio aplicativo, é possível marcar com uma etiqueta os locais importantes para facilitar a visualização da proximidade (clicando na opção “saved”, presente na imagem) e ver sugestões de lugares próximos, como no exemplo abaixo.

Aplicativo Google Maps.

Os círculos mostram os lugares salvos com etiquetas específicas personalizadas por mim e que ficarão linkados com a minha conta do Google. No exemplo acima, marquei com o “coração” os parques Magic Kingdom e Universal Studios em Orlando, com a etiqueta verde marquei o Outlet Marketplace Orlando e de azul o hotel que ficamos na última viagem para lá. Assim, consigo identificar lugares específicos que quero colocar no roteiro e programar o dia com maior facilidade de locomoção, economizando tempo e dinheiro. O retângulo na parte de cima da tela destaca itens que, ao serem selecionados, mostram sugestões do próprio Google de lugares próximos à área, como, restaurantes, coisas para fazer, hotéis, etc.

Considerando todas as dicas acima, faça, desfaça e refaça o seu roteiro. Saiba que no processo de fazê-lo você vai alterá-lo várias vezes até chegar em uma programação que te agrade e encaixe 100% em suas pretensões. Então, mude o seu roteiro quantas vezes forem necessárias, até adequar totalmente ao seu perfil de viagem.

TENHA DIAS MAIS LEVES DURANTE A VIAGEM

Sou uma grande defensora de alguns dias mais tranquilos durante a viagem, com menos correria. Sei que não são todas as vezes que temos dias disponíveis para descansar, mas vou adaptando de acordo com a situação e gosto de deixar pelo menos um período a cada 3 dias como período “livre”, em que posso descansar ou até mesmo acordar um pouco mais tarde após dias mais “desgastantes”.

Outra coisa que acho importante durante a viagem, e que tive que aprender na prática é: seja flexível com o seu roteiro. Às vezes ficamos presos em seguir e cumprir o roteiro que esquecemos de aproveitar o momento.

Entenda que imprevistos acontecem e que está tudo bem precisar descansar ou aproveitar um pouco mais do que você programou em um lugar que gostou mais do que programava, afinal você está viajando e deve aproveitar cada detalhe que te chama atenção. Quanto ao roteiro, entenda que você consegue alterá-lo e adaptar conforme os dias da viagem forem passando, caso necessário.

CURTA A VIAGEM E REGISTRE OS
MOMENTOS

CURTA A VIAGEM E REGISTRE OS MOMENTOS

Por fim, curta a sua viagem!! Aproveite cada detalhe especial. Para mim, viagem é um momento em que podemos nos desligar da vida corrida, da rotina e desfrutar de um lugar diferente com pessoas especiais! Registre e viva intensamente os momentos da sua viagem para que possa se lembrar sempre desses dias únicos.

Espero que esse post tenha ajudado vocês a organizar uma viagem inesquecível. Qualquer dúvida que tiverem podem comentar abaixo no próprio post.

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados

Sobre

Oiee, blogg!! Tudo bem com vocês? Nada mais justo do que eu começar me apresentando, então vamos lá. Meu nome é Caroline, mas podem me

Leia mais